Páginas

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Minha Paixão: Correr



Gente,

Hoje vou falar para vocês da minha grande paixão e aliada na minha mudança de hábitos, A CORRIDA!

Eu frequento a academia desde os 16 anos e sempre dava uma corridinha na esteira, mas era sempre pra correr atrás do prejuízo, de uma panela de brigadeiro que tinha comido no dia anterior ou porque queria entrar numa roupa para uma festa, não era pelo simples prazer do esporte. Então corria só meia horinha pra ficar com a consciência “limpa!”, mas não teve jeito, acabei me apaixonando por ela. A sensação de bem estar que correr me proporciona é indescritível, sério, me faz um bem danado! Esqueço do mundo, dos problemas, de tuuudo!

Vocês sabem né? A paixão é um sentimento intenso e faz a gente fazer loucuras, pois bem, eu queria sempre mais, mais rápido, mais quilômetros, mais, mais e mais... Se deixasse eu ycorria 15 Km todos os dias, mas corria sem nenhum tipo de treinamento e obviamente acabei sofrendo algumas lesões, principalmente no calcanhar, a famosa fascíte plantar (inflamação na membrana que encobre a musculatura do pé), comum em obesos e em atletas corredores.  Aí toda vez que tinha fascíte ficava no mínimo uns 15 dias sem correr, isso pra mim causa um baita sofrimento! Hahaha!

Então a dica que dou pra vocês é treinar direitinho, começar devagar, ir evoluindo aos poucos, no limite do seu corpo, mas isso não significa fazer corpo mole, hein?!

Outra dica importante é comprar um tênis adequado, ele precisa ter pelo menos 1cm a mais que seu pé, isso porque durante a corrida o pé incha e se o tênis estiver justo vai ficar apertado e o atrito vai causar bolhas, e acredite, serão um grande incômodo.

Além disso, faça o teste da pisada pra descobrir qual o caçado mais adequado pra você. É possível fazer esse teste em casa mesmo, é bem simples. Com os pés úmidos pise em uma folha de papel sulfite e observe onde o calcanhar fica mais marcado. Se a marca do calcanhar for mais forte for do lado de fora, a pisada é supinada, se for mais forte do lado de dentro é pronada, e se for centralizada é neutra.



Hoje todos os tênis de corrida tem essa informação. É muito importante usar o calçado correto para evitar lesões.

Outro detalhe importante é traçar um plano de treino, com objetivos e metas.

Pra ajudar vocês, logo mais vou fazer outro post com um treino para chegar aos 10Km com saúde e segurança, ok?!

Espero que tenham gostado das dicas de hoje!

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário