Páginas

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Mitos e Verdades: Lactose


Galera,

Hoje vou falar um pouquinho da vilã das atuais dietas da moda, a lactose!

Vamos começar pela definição, lactose nada mais é que o açúcar presente nos alimentos lácteos.

Lactose engorda? Não gente, lactose não engorda, essa associação foi feita por que a maioria dos alimentos gordos possuem lactose, como doces, bolo, sorvete, manteiga e etc. E obviamente, tirar esses alimentos da dieta é o que de fato emagrece.

Maaas ela não é tão inofensiva assim, o que acontece é que muitos adultos (cerca de 20%) tem intolerância a lactose e nem imaginam, isso porque após o desmame o nosso organismo diminui a produção das enzimas que trabalham na digestão da lactose no organismo, fazendo com que ela chegue ao intestino grosso sem ser absorvida pelo organismo, dessa forma ela acaba sendo fermentada e causa algum desconforto abdominal que pode ser, flatulências, diarréia, vômito, inchaço abdominal, enfim, sintomas típicos de indigestão.

O grau de intolerância varia muito, de leve à severa. Eu por exemplo tenho intolerância moderada, alguns alimentos, como leite e alguns queijos (que amo) me fazem muito mal, já outros, como o iogurte são mais toleráveis, mas como sou intolerante, obviamente me sinto muito mais leve e sequinha quando não faço ingestão de lactose. Fico menos inchada e mais disposta.



Tem sintomas de intolerância? Converse com seu médico e peça um exame para se certificar.

Hoje muitos alimentos (leite, queijos e iogurtes) são fabricados sem lactose, os famosos LACFREE. Na hora de optar por eles, confira as informações nutricionais, muitas vezes não tem lactose, mas tem o DOBRO de gordura ou sódio, fiquem atentos. 

Ler as informações nutricionais vai evitar que vocês caiam em "pegadinhas".

Abaixo vou colocar uma lista de alimentos LACFREE que adoro, que não deixam quase nada a desejar para os alimentos "normais"!

- Leite 100% sem lactose Piracanjuba (vende no Pão de Açúcar e tem praticamente o mesmo preço do leite convencional);
- Iogurte sem lactose Danubio (o de pêssego e morango são bem gostosos);
- Alfarroba, que eu amooo (tem post dela aqui no blog);
- Cottage Lacfree Verde Campo (esse é meio difícil de achar);
- Queijos da linha Sinlact da Balkis (adoooro), esse vende até pelo site da Balkis, mas é bem fácil de encontrar em supermercados.





É isso gente! Espero ter ajudado!

Até o próximo post!

Beijos


2 comentários:

  1. Le me deu ate vontade de começar a me movimentar mais....vou tentar...bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu tenho intolerancia a Lactose,foi muiyo legal sua dica..amei Le...bjs!!

    ResponderExcluir